5 principais erros cometidos por iniciantes

Ad Blocker Detectado

O nosso site está online graça à exibição de anúncios para os nossos visitantes. Apoie esta nova indústria desativando o seu bloqueador de anúncios Ad Blocker.

Todo piloto teme que um crash aconteça com o seu drone, ainda mais se for iniciante. Além de danificar o drone, você pode danificar objetos de outra pessoa ou mesmo acidentar alguém. Você não quer que isso aconteça, nós também não. Por isso extraimos esta lista do vídeo “DJI Safety Tips – Top 10 Common Pilot Errors“, onde a DJI comenta os 10 erros mais comuns que os pilotos de Phantom cometem. A ideia é fazer com que você tome conhecimento de pelo menos 5 desses erros, de forma que possa evitá-los independentemente do tipo de drone que você está usando pra aprender.

Leia também: Kp-index e a segurança dos voos de drones

1- CSC em pleno voo: O CSC (Combination Stick Command) é um erro bem comum dos iniciantes. Colocar os dois sticks simultaneamente no canto inferior interno ou externo (veja a imagem) do controle, isso desligará todos os rotores do drone em pleno voo, ou seja, queda livre! Essa combinação só deve ser utilizada em situação de emergência. Para pousar, use a função Retun to Home ou  para ligar o drone,  mas nunca para desligá-lo antes que esteja completamente pousado.

2- Hélices não colocadas de forma adequada: Sempre que você colocar as hélices no Phantom 3, por exemplo, você deve apertá-las um pouco, ou seja, o self-tightening não é suficiente para evitar que a hélice escape em pleno voo. Já o Phantom 4 e os demais modelos lançados recentemente da DJI são outra história. As hélices são fixadas facilmente com o quick-release, porém é preciso verificar se estão colocadas corretamente.

3- Pouso longe do home point: Após o primeiro aviso de bateria fraca, o drone ativa o RTH (Return to Home), caso você cancele (dentro dos 10 primeiros segundos), você pode voar normalmente. Porém, quando a bateria entra em estado crítico, o drone pousa automaticamente sem voltar pro home point e você não pode cancelar isso. Portanto foque em conseguir um lugar adequado para pousar.

4- Voar além da linha de visada: Voar apenas em FPV (visão em primeira pessoa) e não ter noção onde o seu drone está pode ser perigoso, pois você tem uma visão limitada do que está ao redor do drone. Se for fazer isso, conheça o ambiente onde você vai voar. Por exemplo, voando em FPV, não é possível ver quando um pássaro vai atacar o drone.

5- Ruído ambiente: Ruído ambiente é causado por prédios muito altos, estações de eletricidade, TVs, torres de telefonia, linhas de alta tensão e qualquer outra fonte de ondas eletromagnéticas, como por exemplo o Sol (saiba mais em Kp-index e a segurança dos voos de drones). Devido à essas interferências, a eletrônica no drone pode apresentar um mau funcionamento temporário. Se possível, voe em lugares abertos e longe de fontes eletromagnéticas.

Fontes

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

mm
Siga-me

Wilson Duarte

Wilson é graduado em Matemática Aplicada Computacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde colaborou no desenvolvimento de algoritmos aplicados à otimização de recursos hídricos e nitrogênio na agricultura. Em 2011, recebeu o título de Mestre em ciências aplicados à geofísica computacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua carreira profissional tem sido pautada na pesquisa e desenvolvimento de análise de sinais provenientes de ondas sísmicas. "Estou envolvido ativamente em todos os aspectos de tecnologias que, embarcadas no drones, permitam redução de tempo, automação de processos e geração de informações para tomadas de decisão." Aqui no IntoDrones, Wilson tem o objetivo de fornecer informações que ajudem a promover a nova indústria do uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs/VANTs/Drones).
mm
Siga-me

Receba nossas atualizações

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes e atualizações direto no seu e-mail

Comentários

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: