Começando uma revenda autorizada de Drones / Vant’s

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Pesquisas recentes apontam que haverá um aumento de 39% na produção de drones em 2017. Há relatos de empresários no setor de vendas de equipamentos, que apontam faturamentos que ultrapassam os 3 milhões anuais. 

Em geral você pode ser um distribuidor ou revendedor autorizado.  Para a primeira opção é necessário contatar o fabricante a fim de estabelecer o interesse comercial. Havendo o retorno positivo do fabricante em ter um novo distribuidor da sua marca na região, negociam-se critérios, preço e quantidade mínima do primeiro pedido. Se o fabricante for de outro país, estar habilitado legalmente para proceder com a importação ou procurar uma importadora é o procedimento adequado.

Foto: Guilherme Tosetto/G1

Já para a comercialização desses drones/vant’s, estes devem estar Homologados na Anatel em nome da sua empresa, caso você seja o importador, ou em nome do distribuidor importador que lhe forneceu, haja vista que a homologação pessoal não permite a comercialização dos equipamentos. Alguns fabricantes já oferecem os drones homologados para sua importação, o que facilita seus processos e garante economia para seu investimento inicial.

No entanto, caso você não tenha capital disponível para ser um distribuidor autorizado ou não deseje passar por esses processos burocráticos em casos de importações, você pode atuar como revenda de algumas marcas já distribuídas no Brasil. Para isso basta buscar no fabricante quais são os distribuidores autorizados e então iniciar o relacionamento comercial. As empresas autorizadas geralmente são indicadas no próprio site do fabricante e devem estar legalizadas para fornecerem dentro das exigências legais, sendo produtos homologados e com nota fiscal. Também temos no Brasil, fabricantes de produtos com qualidade suficiente para manter altos níveis de competitividade em relação à marcas internacionais.

Em todos os casos, estar amparado legalmente para comercialização de Drones e Vant’s representa segurança ao seu investimento, pois a venda de produtos fora dos padrões pode acarretar problemas jurídicos e fiscais, além de comprometer diretamente seu capital investido e denegrir a imagem da sua marca.

Entender os procedimentos para garantia e suporte técnico autorizado também são importantes para compor a segurança e qualidade da sua estrutura de fornecimento, pois garantem que o cliente tenha amparo durante todo o período de garantia indicado pelo fabricante, que em geral é de um ano.

A venda de drones representa um grande potencial e ao mesmo tempo um grande desafio, pois é uma área carente de constante inovação, adaptação às problemáticas do mercado e estudos para compor estratégias impulsionadoras, como pacotes de vantagens ao cliente. Em resumo, o fator determinante não é o de ser apenas mais uma revenda de drones, mas sim o de apresentar uma proposta inovadora e inteligente, capaz de atrair demanda e valorizar seu pacote de serviços e estruturas legais.

Empresas internacionais que atuam com a venda de drones, em sua grande parte já mudaram sua abordagem para oferta. Anteriormente focando no produto e em seu uso pessoal, hoje é comum encontrar especializadas em vender soluções, evidenciando os benefícios obtidos através do seu emprego, bem como disponibilizando combos agregando câmeras, softwares e acessórios para realizar a atividade. É o caso por exemplo da Police UAV Drones, que é uma empresa especializada na venda de Plataformas Aéreas Táticas em Illinois, nos Estados Unidos. A Police UAV Drones projeta e modifica drones especialmente para aplicações como resgates, vigilância, mapeamento de cenas de crime, combate a incêndios, entre outros.

A venda de soluções completas exige maior especialização para o atendimento das reais necessidades do cliente, mas esta tendência é considerada como forte, pois em grande parte dos casos, quando o cliente não busca um drone unicamente para uso pessoal, ele é atraído pela solução e quer adquirir o produto completo. Neste caso, estar preparado para agregar ferramentas e estratégias de venda, torna-se um dos principais diferenciais para sobressair e impulsionar a comercialização de drones.

No Brasil já há algumas empresas voltadas para a venda de soluções, destacando-se para o ramos da Agricultura e Engenharia, contudo ainda há mercado a ser explorado.

No caso de empresas que ainda não investiram em conhecimento e estrutura paralela ao drone, que possibilita a execução da aplicação, já obtivemos relatos de alguns clientes que ao iniciarem uma negociação, sentiram-se inseguros devido ao excesso de conhecimento acerca do drone e em contrapartida a deficiência de conhecimento relacionado aos mecanismos para aplicações, culminando na não consolidação da compra.

O investimento em conhecimento e no diferencial em estrutura de venda, focando nas necessidades do público alvo e na oferta de atendimento especializado, pode ser solução para alguns desafios deste mercado, seja sobre a busca pelo destaque perante a concorrência, seja em atender a demanda em um nível no qual, na grande maioria dos casos, empresas irregulares e desestruturadas não atingem as expectativas.

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Adriana Guedini

Adriana Guedini é graduada em Administração de Empresas, pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com Certificação Profissional ANBIMA - Série 10 (CPA-10) para atuação em Mercado Financeiro e de Investimentos. Sua trajetória profissional é pautada por um histórico empreendedor e de destaque em multinacionais e empresas de grande porte nacionais. Nestas, atuou nas áreas de Finanças, Comercial e Recursos Humanos, adquirindo experiência e know-how em inovação e gestão de negócios. Aqui no IntoDrones tem o objetivo de produzir e compartilhar conteúdos sobre o mercado de drones e de áreas relacionadas para conscientização, estímulo e conhecimento geral, as quais fomentam o desenvolvimento dos setores.
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