Concorrência jogando os preços lá embaixo? E agora?

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Se você ainda tem dúvidas de que os drones estão roubando a cena e alcançando cada vez mais posições de protagonismo, é sinal de que precisa ler mais aqui no INTODRONES! Trocadilhos à parte, nós apreciamos casos de sucesso e valorizamos boas práticas de empreendedorismo. Este é o caso do fotógrafo e produtor de vídeos Washington Nascimento, 38 anos, de Divinópolis – MG.

Em 2016, após 22 anos trabalhando no setor, Nascimento optou por inserir os drones em seu portfólio e desde então, já trocou quatro vezes de equipamento, cresceu 70% em retorno financeiro mantendo um fluxo mínimo de dois trabalhos, com drone, por semana e foi até capa de revista. Questionado sobre a que atribui esses retornos tão positivos, ele se coloca da seguinte forma:

“Eu trato o drone como minha ferramenta de trabalho, me posiciono como uma empresa que trabalha com drones e isso inclui não me expor, principalmente em redes sociais, de maneira recreativa. Cada passo dado em exposição, deve ser pensado. Meu cliente não pode olhar pra mim e pensar que tenho um equipamento legal e ganho um dinheiro extra nas horas vagas. Há um processo de valorização sobre o que você faz e sobre o que oferece como empresa.”

Este certamente é um dos motivos que o coloca a frente de alguns concorrentes, que chegam a cobrar até 40% mais barato.

“Alguns que estão iniciando no ramo, chegam a oferecer o trabalho de graça, apenas para colocar no portfólio”, relata W. Nascimento.

Pensando nessa problemática, nós listamos três estratégias usadas pelo proprietário da WN Filmes, e que podem te ajudar a sair dessa:

Cuidado com as corridas por preços mais baixos

Neste caso, habilidade de negociação é importante. Mostre-se seguro quanto à qualidade do seu atendimento e trabalho, estabelecendo limites saudáveis para seus preços. O centro da corrida não deve ser o menor preço, mas sim o motivo pelo qual vale a pena pagar o seu preço. Expressar segurança, tranquilidade e experiência, te manterá no jogo. Estabelecer o seu limite mínimo de preço, também é uma estratégia, embora isso te levará à recusa de alguns trabalhos. É importante que o cliente  se sinta a vontade, aponte os seus pontos de conduta e deixe claro a qualidade do seu trabalho. Dessa forma, você permitirá que o cliente compare de forma mais completa a sua proposta à de outros concorrentes, levando-o a considerar o porquê de diferenças tão discrepantes de preço.

Trabalhe na construção da sua imagem

Como seu público te vê? Estratégias como a do Nascimento podem fazer toda a diferença. Uma maneira simples de se obter o termômetro da sua imagem, é identificando quantos e quais são os pontos de relacionamento com o público. Redes sociais, sites, respostas à e-mails, atendimento telefônico, envio de portfólio, envio de orçamento, visita técnica, pós venda, etc. Fazer uma auto avaliação constante da sua postura diante do cliente, capacitação técnica em relação ao mercado e qualidade do seu produto final, te levarão a uma necessidade constante de aperfeiçoamento.  Os mínimos detalhes podem ser o seu diferencial. Coloque uma mensagem automática em seu messenger do facebook informando e-mails e telefone para contatos mais urgentes. Agradeça o contato, estabeleça o relacionamento. Histórias de sucessos são feitas de muitos pequenos detalhes.

Invista em si mesmo

O empreendedor da WN Filmes, não trocou de equipamentos quatro vezes por acaso. Seus retornos financeiros refletiram no investimento em padrões de qualidade e estrutura de atendimento ao cliente. Atualmente ele disponibiliza no mínimo dois drones para cada trabalho. Isso representa segurança, garantindo ao cliente que contratempos não comprometerão a execução e qualidade do serviço contratado.

Além disso, Washington investe em cursos de aperfeiçoamento, brindes, cartões personalizados e até na forma de se apresentar nos eventos. Sempre em trajes formais, como na foto ao lado, fez disso sua “marca registrada”.

 

 

Sobre a WN Filmes Institucionais

A WN Filmes Institucionais é uma empresa localizada em Divinópolis – MG, especializada em produções para casamentos, aniversários e eventos institucionais em geral. Atualmente há 22 anos no segmento, Washigton Nascimento, seu proprietário, vem se destacando em toda a região de Minas, sobretudo após inserção do drone em suas atividades.

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(37) 98805-7277

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Adriana Guedini

Adriana Guedini é graduada em Administração de Empresas, pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com Certificação Profissional ANBIMA - Série 10 (CPA-10) para atuação em Mercado Financeiro e de Investimentos. Sua trajetória profissional é pautada por um histórico empreendedor e de destaque em multinacionais e empresas de grande porte nacionais. Nestas, atuou nas áreas de Finanças, Comercial e Recursos Humanos, adquirindo experiência e know-how em inovação e gestão de negócios. Aqui no IntoDrones tem o objetivo de produzir e compartilhar conteúdos sobre o mercado de drones e de áreas relacionadas para conscientização, estímulo e conhecimento geral, as quais fomentam o desenvolvimento dos setores.
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