Drones e suas principais aplicações na construção civil

Ad Blocker Detectado

O nosso site está online graça à exibição de anúncios para os nossos visitantes. Apoie esta nova indústria desativando o seu bloqueador de anúncios Ad Blocker.

O negócio de construção, tanto comercial como residencial, é altamente complexo e envolve muitos trabalhadores qualificados em diferentes fases. Cada uma dessas fases pode ser dividida em nichos de tarefas, exigindo supervisão de segurança, monitoramento e coleta de dados para cada um. O resultado é um processo longo, caro e complicado, com muitas oportunidades para aumentar a eficiência.  Para as empresas de construção e engenharia, existem dezenas de maneiras para aplicação dos drones, a fim de maximizar o seu investimento e executar de forma mais eficiente e segura.

Utilizar os drones na captação de imagens da área é apenas uma pequena parte do valor que eles podem oferecer a uma empresa de construção. Ao reunir dados brutos de sensores e inserir estes em softwares como os da Skycatch, DroneDeploy, InfraWorks e Proppeler, você criou valor que pode ser entregue ou vendido sob várias estruturas de preços.

Embora essas aplicações sejam poderosas, elas não podem substituir totalmente a topografia. Mas, combinando dados de drone e ferramentas de levantamento padrão, você pode oferecer aos clientes uma gama mais ampla de serviços, como a capacidade de medir cortes e preenchimento necessários  para tornar o nível do solo apto para construir.

Assim é evidente o valor dos drones para área de construção, mas ainda há barreiras a serem vencidas. Nesse contexto buscou-se destacar alguns pontos em que os drones podem ser utilizados com sucesso na construção civil.

Drones no canteiro de obras

Cálculo de volumes

Volumetria é tipo de uso mais popular para drones em qualquer local de trabalho. Para muitas empresas de construção civil que operam suas próprias pedreiras, os dados capturados por drones representam uma fonte acessível de informações rápidas e precisas sobre o volume dos estoques. Em menos de 30 minutos o gerente da planta pode voar um drone e capturar imagens de toda a área. O cálculo do volume do estoque é obtido rapidamente, após o envio dos dados para plataformas especializadas em processamento.

Medindo uma pilha de cascalho. Fonte:https://www.propelleraero.com/

A captura regular de dados com drones também é útil em um canteiro de obras quando as obras de terraplenagem estão em andamento e há uma necessidade de calcular rapidamente o volume de material a ser movido. O uso de modelos 3D permite que a equipe acompanhe as operações de movimentação de terra no local, de forma mais barata e segura do que usando métodos tradicionais.

Comparando ‘como é’ vs ‘como planejado’

Os locais de construção na fase de movimentação de terra poderiam utilizar voos regulares para comparar os atuais níveis de solo em relação ao projeto e identificar se o andamento está saindo como planejado. Esta comparação pode ser feita por sobreposição de superfícies verificando se o volume e a elevação coincidem com modelos planejados.

Acompanhamento do andamento

Os gerentes de canteiros de obras querem ter uma maneira mais fácil de visualizar as transformações do local à medida que o projeto avança. Isto é especialmente importante para garantir o cumprindo do cronograma predefinido e o orçamento planejado, bem como para informar vários contratantes e partes interessadas remotas sobre o progresso até à data.

Progresso da terraplanagem durante 6 meses. Vermelho mostra o material que foi removido do local e em azul o material que foi adicionado ao local. Fonte: https://www.propelleraero.com/

Muitos executivos estariam dispostos a pagar por uma maneira mais fácil de visualizar suas operações diárias. A construção de Time Lapses: (imagens semanais da estrutura, unidas em um lapso de tempo de vídeo) podem ajudar a  coordenar a logística entre as muitas partes envolvidas, ao mesmo tempo que atualiza as partes interessadas remotas sobre o progresso.

Somando-se a isso, o  histórico de imagens fornecidas pelo equipamento ajudam na confecção de relatórios abastecidos de dados visuais que não poderiam ser vistos do chão.

Fonte:https://www.propelleraero.com/

Inspeção 

Empresas de construção muitas vezes precisam inspecionar detalhes em seus locais de trabalho. Em uma situação em que, por exemplo, precisa-se inspecionar a soldagem no décimo terceiro andar de uma estrutura,  duas situações são possíveis: contratar um guindaste e enviar pessoal lá em cima, ou voar um drone e realizar a mesma tarefa de forma mais barata e mais rápida sem o risco de ter uma pessoa trabalhando em altura, não importando quão atenuado que o risco pode ser.

Com isso, o uso de drones para inspeções remotas,  não só poupa dinheiro, como também reduz os riscos de segurança para funcionários e contratados, mantendo-os longe de locais difíceis de alcançar ou perigosos.

Monitoramento de canteiros

A tecnologia Drone permite que os gerentes de canteiros de obras tenham um controle mais detalhado e em tempo real sobre o projeto, facilitando a definição do preço a ser pago aos seus contratados pelo trabalho efetivamente realizado.

Captação de Imagens Térmicas

 Drones podem ser equipados com uma ampla gama de sensores que podem ver muito além do que o olho nu permite. Quando um edifício está perto de ser concluído, um drone com um sensor térmico pode voar em cima e identificar pontos frios e quentes, áreas que possam precisar de infra-estrutura adicional de HVAC ou que representem riscos de incêndio elétrico.

 

Marketing na contrução civil com o uso de drones

Naturalmente, a fotografia aérea e a confecção de vídeos para comercialização de imóveis residenciais e comerciais são uma das aplicações mais conhecidas para drones hoje. Com o uso do drone é possível se conseguir ângulos incomuns, ter um maior número de fotografias, e alcançar resultados que de outra forma seriam impraticáveis ou impossíveis. Isso cria uma vantagem competitiva quando se trata de fotografia promocional.

A captura de fotos demonstrando a visão (vista) de diferentes salas de um prédio, mesmo antes que este seja construído, era algo inviável com tecnologias mais antigas e hoje podem ser facilmente realizadas pelos drones. Ao apontar a posição e elevação de um espaço, o drone pode voar para essas coordenadas e tirar a foto, agregando valor na comercialização desse imóveis.

Estas são apenas algumas formas em que os drones podem ser aplicados na área de construção.  O uso da tecnologia irá crescer à medida que os seus benefícios forem se consolidando no meio.  

 

 

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Fabíola Gonçalves

Fabíola Gonçalves

Fabíola é Engenheira Agrônoma (CREA/RJ 2017105731) com doutorado em ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi premiada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) pelas pesquisas realizadas ao longo do seu mestrado. Possui especialização em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. Devido aos seus conhecimentos em fundamentos e aplicações do sensoriamento remoto e de processamento digital de imagens via satélite adquiridos durante o mestrado, ela tem se dedicado cada vez mais em buscar soluções utilizando dados oriundos dos Drones/RPAs/VANTs.
Fabíola Gonçalves

Receba nossas atualizações

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes e atualizações direto no seu e-mail

Comentários

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: