Mapeamento com DJI Phantom/Inspire, 3DR Solo, Typhoon H – Parte 1

Ad Blocker Detectado

O nosso site está online graça à exibição de anúncios para os nossos visitantes. Apoie esta nova indústria desativando o seu bloqueador de anúncios Ad Blocker.

Você pode usar o seu Phantom/Inspire, 3DR Solo, ou qualquer drone que carregue uma câmera de alta resolução para fornecer informações valiosas nos setores de agricultura, construção, mineração e gerenciamento de recursos, ou simplesmente coletar dados para qualquer área que precise frequentemente (monitoramento) ser vista de cima. Para esses setores, o seu drone é uma ótima maneira de obter dados de forma barata, rápida e fácil. E o mais importante, com menos riscos, maior repetibilidade e maior riqueza de detalhes do que qualquer vôo tripulado ou satélite.

Caso você não saiba, drones já estão ameaçando a indústria de captura de imagens via satélites, de acordo com o “Satellite-based Earth Observation Market in Europe 2016-2020”. Cada vez mais tem-se exigido mais clareza nas imagens captadas por satélites para que elas possam ser utilizadas de forma mais efetiva na obtenção de informações na agricultura, silvicultura e ou mesmo para previsão meteorológica. Portanto, se você está pensando em apenas trabalhar com foto/filmagens, estará perdendo a maior fatia do mercado.

Vou começar esta série explicando como usar o seu drone Phantom/Inspire na área de agricultura de precisão sem fazer nenhuma modificação na câmera, ou seja, você vai capturar imagens RGB. Na área de agricultura de precisão é muito comum fazer mapas chamados NDVI (normalized difference vegetation index) para monitorar a plantação – a partir de imagens captadas no espectro não visível ao olho humano, ou seja, você precisa de câmeras especiais chamadas câmeras NIR.

Mapa VARI na DataMapper

Mapa VARI na DroneDeploy

O fato é que, usando a câmera que veio junto do seu drone, você pode usá-la para produzir um outro mapa chamado VARI (visible atmospheric resistant index) que é criado a partir da quantidade de “verde” detectado na imagem. Esta opção de mapa está disponível na solução oferecida pelo app da DroneDeploy e da DataMapper.

Este tipo de mapa se mostrou bastante últil para um produtor de centeio no estado do Missouri no Estados Unidos. Ele voou um Phantom 4 por 15 minutos numa área de 160m2. Como você pode ver nas imagens, ele foi capaz de mapear as áreas onde as plantas estavam sendo afetadas por um tipo de fungo que deixa as folhas amareladas. Identificado a extensão do problema, o produtor tomou as medidas adequadas para resolver o problema.

Você pode testar as soluções da DroneDeploy gratuitamente tanto para a contrução de mapas 2D/3D quanto aquelas específicas para agricultura de precisão. A princípio, a solução integrada da DroneDeploy foi feita especificamente para os drones da DJI, mas você já pode usar para qualquer outro drone. Vale ressaltar que todo o planejamento de voo é feito no app, ou seja, o drone decola, capturas as imagens e pousa, tudo de forma automática.

Se você quiser ler a história completa sobre o caso acima, leia o post “Converting a Skeptic with One Field Map

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

mm
Siga-me

Wilson Duarte

Wilson é graduado em Matemática Aplicada Computacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde colaborou no desenvolvimento de algoritmos aplicados à otimização de recursos hídricos e nitrogênio na agricultura. Em 2011, recebeu o título de Mestre em ciências aplicados à geofísica computacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua carreira profissional tem sido pautada na pesquisa e desenvolvimento de análise de sinais provenientes de ondas sísmicas. "Estou envolvido ativamente em todos os aspectos de tecnologias que, embarcadas no drones, permitam redução de tempo, automação de processos e geração de informações para tomadas de decisão." Aqui no IntoDrones, Wilson tem o objetivo de fornecer informações que ajudem a promover a nova indústria do uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs/VANTs/Drones).
mm
Siga-me

Receba nossas atualizações

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes e atualizações direto no seu e-mail

Comentários

  • Duarte

    Legal

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: