NVIDIA mostra drone que navega em lugares não mapeados e sem GPS

Ad Blocker Detectado

O nosso site está online graça à exibição de anúncios para os nossos visitantes. Apoie esta nova indústria desativando o seu bloqueador de anúncios Ad Blocker.

Aplicação e tecnologia

O drone desenvolvido por pesquisadores da NVIDIA navega em lugares não mapeados e sem sinal de GPS usando apenas técnicas de inteligência artificial embarcadas na sua placa de GPU portátil, a NVIDIA Jetson TX1. Embora tenha sido projetado incialmente para voar seguindo trilhas na floresta e localizar pessoas perdidas ou detectar árvores caídas, o drone pode ser utilizado além das florestas: em cânions, entre arranha-céus ou dentro de edifícios, por exemplo – onde o sinal GPS é impreciso ou indisponível.

Isto funciona quando o GPS não funciona. Tudo o que você precisa é uma trilha que o drone possa reconhecer visualmente.Nikolai Smolyanskiy, chefe da equipe NVIDIA

Embora a tecnologia ainda seja experimental, ela pode eventualmente ser usada para procurar por sobreviventes nos escombros de edifícios, inspecionar trilhos ferroviários em túneis, verificar estoque nas prateleiras de lojas ou ser adaptado para examinar cabos de comunicação subaquática.

O experimento

Os pesquisadores montaram a placa Jetson TX1 e duas câmeras no drone IRIS da 3DR. O Jetson forneceu o recurso computacional necessário para processar em tempo real os algorítmos de inteligência artificial, que são um requisito importante para operar em ambientes remotos. O drone voou de forma autônoma ao longo de uma trilha de um quilômetro, evitando obstáculos e mantendo sua posição estável no centro da trilha. Observe no vídeo que as áreas em verde são onde o drone decide voar e as áreas vermelhas são aquelas que ele evita passar.

Próximos passos do projeto

Agora, a equipe planeja disponibilizar o download do software para o Jetson TX1 ou Jetson TX2 para que outras pessoas possam construir não só drones, mas robôs que naveguem usando apenas informações captadas das câmeras embarcadas nos mesmos. A longo prazo, a idéia é fazer com que o drone viaje entre dois pontos (selecionados em qualquer mapa), evitando obstáculos ao longo do caminho.

Fonte
https://blogs.nvidia.com/blog/2017/06/09/drone-navigates-without-gps/

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

Receba nossas atualizações

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes e atualizações direto no seu e-mail

Comentários

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: