Empresário da Real Drones investe em mapeamento com drones e fala das necessidades do setor

Ad Blocker Detectado

O nosso site está online graça à exibição de anúncios para os nossos visitantes. Apoie esta nova indústria desativando o seu bloqueador de anúncios Ad Blocker.

Empreender com Drones – Mapeamento

Este caso foi desenvolvido a partir de informações cedidas pela empresa: Real Drones.

Resumo

Este case mostra em quais valores e princípios técnicos para atuação no setor, a Real Drones investe. Em dois anos de atuação com mapeamento aéreo, o empreendedor já tem em seu portfólio empresas como Vale e CEMIG.

Apresentação

Daniel Costa, 38 anos, Graduado em Análise de Sistemas, Técnico em Mecânica de Aviação e aeromodelista há 20 anos, fundador da Real Drones. Quando o assunto são os resultados gerados com inúmeras aplicações dadas à drones e vant’s, o também instrutor particular de voo, acompanha há muitos anos toda a evolução tecnológica e de mercado.

Antigamente tínhamos drones cujas baterias duravam em média oito minutos. Quem diria um drone multirrotor de fábrica voar por um período de 25 à 30 minutos, filmar com as resoluções atuais e ter a estabilidade que tem hoje?

A Real Drones é uma empresa de Belo Horizonte – MG, especializada em Georreferenciamento com drones e vant’s. A empresa oferece soluções em levantamento topográfico, modelo digital de superfície, maquete 3D e ortomosaico.

Contextualização

Daniel Costa, instrutor de voo com drones e vant’s há 10 anos, iniciou em 2015 seu processo de aprendizado e prática para mapear áreas utilizando essas tecnologias aéreas. Seu tempo de experiência e estudos gerais, facilitaram o entendimento acerca dos limites, baseados nas características técnicas, para gerar resultados com cada tipo de equipamento.

Certos  drones possuem limitações quanto à resolução da câmera e gps, fazendo com que haja uma margem de erro considerável nos mapas gerados. Alguns trabalhos exigem uma precisão maior do que esses equipamentos sozinhos podem alcançar. Se o profissional não estiver preparado tecnicamente para prestar esse tipo de serviço e entender que precisa de tecnologias complementares trabalhando em conjunto com o drone; certamente pode acreditar que está oferecendo um produto, mas na verdade estará oferecendo outro, abaixo dos padrões mínimos aceitáveis.

Além do conhecimento acerca da estrutura ideal e do tipo de aeronave, determinadas finalidades de mapeamentos exigem que o mesmo seja executado por profissionais específicos.  O georeferenciamento de imóveis rurais, por exemplo, só pode ser realizado por profissionais habilitados pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA),

A atuação do empresário nesta área, iniciou-se através de trabalhos realizados como subcontratado de empresas de topografia, que lhe davam o aparato técnico necessário.. Atualmente como proprietário da Real Drones, Daniel quem contrata profissionais, como Engenheiros e Topógrafos, para composição do quadro que executa as atividades na Real Drones.               

Em todo caso, o empresário ressalta que é primordial entender exatamente o que o cliente precisa, compreender qual produto ele de fato terá de entregar.

O ciclo inicia e termina no cliente, pois entendendo do que se trata o produto ideal, o profissional precisa ter a capacidade técnica para saber como executar as captações de imagens em campo, como realizar o processamento dessas imagens captadas e finalmente, como entregar e orientar o cliente.

Elementos de Diferenciação

Para Daniel Costa é indispensável ter profissionais como Engenheiros ou Topógrafos em sua equipe, pois são eles, os responsáveis por atestar a precisão dos mapas, mesmo porque em alguns casos o aval destes profissionais é obrigatório, e sobretudo porque a presença deles representa a  garantia de altos padrões técnicos oferecidos pela Real Drones.

É muito comum recebermos contato de empresas que precisam de retrabalhos. Contrataram outro profissional que prometeu determinado produto, porém não atingiu o objetivo. Também acontece da empresa nem executar a atividade, pois iniciou a negociação de uma forma e no local estava com equipamentos inadequados ou incompletos, impossibilitando atingir bons resultados.

O empresário aponta que os resultados de trabalhos em mapeamento, são compostos por padrões técnicos de execução, relacionados ao pré trabalho, trabalho em campo, pós campo e entrega do produto ao cliente. Desta forma, os investimentos devem ocorrer em diversas escalas e promessas de empreendimentos com valores baixos demais, podem gerar desconfiança.

“É preciso ter consciência sobre o ramo em que se pretende atuar. Não é qualquer estrutura ou equipamento que fará um mapeamento com altas precisões. Não é um mercado para quem somente quer, é um mercado para quem investe em estudos e estruturas de trabalho.”

Daniel ainda conclui que a melhor fórmula mágica de diferenciação, é o cumprimento da entrega de trabalhos com bons níveis técnicos de qualidade e confiabilidade. “É o mínimo para quem quer atuar na área”, comenta.

Programação de Crescimento

Atualmente a Real Drones possui cerca de R$190 mil em estrutura e além disso, tem programação para investir cerca de R$140 mil em novos equipamentos, no ano de 2017.

Dilema e a Conclusão

O mercado de mapeamentos é um dos mais comentados, quando se trata de drones e suas aplicações. Contudo, este case levantou temas importantes sobre necessidade de capacidade técnica, investimento em estrutura adequada e responsabilidade quanto aos produtos apresentados aos clientes.

Sobre a Real Drones

A Real Drones é uma empresa de Belo Horizonte – MG, especializada em mapeamento com drones. A empresa também atua nas frentes de venda de equipamentos, treinamentos de pilotagem e treinamentos para mapeamento com drones.

Veja o site: https://www.realdrones.com.br/

Telefone: (31) 2555-1978 e (31) 99798-1978

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

mm

Adriana Guedini

Adriana Guedini é graduada em Administração de Empresas, pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com Certificação Profissional ANBIMA - Série 10 (CPA-10) para atuação em Mercado Financeiro e de Investimentos. Sua trajetória profissional é pautada por um histórico empreendedor e de destaque em multinacionais e empresas de grande porte nacionais. Nestas, atuou nas áreas de Finanças, Comercial e Recursos Humanos, adquirindo experiência e know-how em inovação e gestão de negócios. Aqui no IntoDrones tem o objetivo de produzir e compartilhar conteúdos sobre o mercado de drones e de áreas relacionadas para conscientização, estímulo e conhecimento geral, as quais fomentam o desenvolvimento dos setores.
mm

Receba nossas atualizações

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes e atualizações direto no seu e-mail

Comentários

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: