Produtora carioca AeroFlow fatura R$200 mil em 2016 e conta sua história

Ad Blocker Detectado

O nosso site está online graça à exibição de anúncios para os nossos visitantes. Apoie esta nova indústria desativando o seu bloqueador de anúncios Ad Blocker.

Empreender com Drones – Produtora de Vídeos

Este caso foi desenvolvido a partir de informações cedidas pela AeroFlow Imagens Aéreas.

Resumo

Qual foi a fórmula utilizada pela empresa carioca AeroFlow Imagens Aéreas para sobressair e logo no segundo ano de atuação faturar R$200 mil em contratos? Muitos buscam por um espaço no mercado de imagens aéreas para eventos, publicidade, campanhas de marketing e produções em geral por, em alguns casos, julgarem essa área como a porta de entrada para prestação de serviços com drone. Contudo, conforme o setor vai se popularizando, maiores são os desafios para alcançar um lugar de destaque. A AeroFlow nos conta como chegou até aqui, investindo em padrões de qualidade essenciais no ramo de produções de vídeos.

Apresentação

Marcelo Fortes, 30 anos, graduado em Biologia, é da época do Phantom 2 e pode ser considerado um veterano da tecnologia. Embora isso não signifique que já faça muito tempo, uma vez que a chinesa DJI está constantemete lançando novos equipamentos. A compra do seu primeiro drone foi apenas por hobby, mas com o inegável potencial de retorno financeiro; Marcelo somou o útil ao agradável e resolveu trabalhar naquilo em que mais tinha prazer.

Sempre fui muito curioso, antenado aos avanços tecnológicos. Vídeos e sons tornaram-se paixões e me dediquei muito aos estudos, e pude aprender os processos envolvidos em produções de qualidade. Eu precisava começar por algum ponto e entendi que independente da tecnologia utilizada, a técnica nas produções de vídeos seriam as mesmas, os padrões precisariam ser mantidos. Eu comecei aprendendo o que era uma produção, como ela funcionava no mercado e o que era preciso pra fazer do jeito certo.

A AeroFlow é uma empresa carioca, especializada em imagens aéreas, de solo e subaquáticas. A empresa já acumula clientes importantes em seu portfólio, como Emirates, Boeing, Globosat, BBC London, BBC Brasil, Booking.com, BMW, além de produtoras de filmes, prefeituras e construtoras.

Contextualização

A AeroFlow Imagens aéreas foi fundada em meados de 2014, pelo biólogo e empreendedor Marcelo Fortes. O investimento inicial foi de R$11 mil e atualmente a empresa possui cerca de R$120 mil em estrutura para produção e edição de vídeos. Nessa estrutura, a empresa conta com um drone DJI Phantom 4 Pro, um Phantom 4, um DJI Osmo, 2 câmeras Gopro, ilha de edição, câmera profissional de mão, acessórios em geral como filtros e lentes, além de suportes para câmeras.

Comecei estudando conteúdos na internet, assistindo vídeos e buscando referência nos trabalhos de outras produtoras já atuantes no mercado, como a Conspira, O2, Cara de Cão, Conteúdo Filmes, entre outras.
                                                                      

Fortes relata que após processo de pesquisa e aprendizado, passou por quase um ano sem ver vídeos de concorrentes, pois queria investir na originalidade, no estilo da sua marca. Nesse período se dedicou em produzir o portfólio e se fez muito presente em redes sociais.

80% dos meus clientes mais notórios, encontraram a AeroFlow através dos meus trabalhos publicados nas redes sociais, em especial no youtube. Somente mais tarde comecei a investir em outras ferramentas de divulgação, como no caso do google.

A AeroFlow lança um portfólio padrão anual, composto por imagens selecionadas ao longo do ano anterior. A divulgação deste vídeo é trabalhada durante todo o ano seguinte, o que tem gerado resultados positivos.

Elementos de Diferenciação

Marcelo Fortes diz que além do investimento em estrutura, é essencial ter uma equipe profissional, a fim de se obter diferencial de atuação. Atualmente a Aero Flow conta com dois funcionários fixos, mas há projetos que exigem contratações complementares, como produtor de vídeo, diretor de vídeo, auxiliares e até seguranças.

Os melhores clientes nem sempre estão buscando preço e sim qualidade. Definir seus padrões de qualidade e saber valorizar isso, pode até te fechar algumas portas, mas depois você vai perceber que isso te trará novas oportunidades, com outros perfis de clientes. Foi isso o que a AeroFlow buscou.

E por falar em qualidade, Fortes também destaca sobre a importância de se planejar o trabalho previamente, cumprindo passos importantes para a produção de vídeo, como no caso da criação do Roteiro.

Em cada vídeo, você conta uma história diferente e essa história precisa ser interessante e fazer a pessoa continuar vendo. Habilidade para trabalhar nas edições e capacidade em entender os objetivos do projeto contratado, são essenciais para uma produção bem sucedida, comenta.

O empresário também chama a atenção para a necessidade de constante aprimoramento, relatando que atualmente está realizando cursos na Academia Internacional de Cinema – Rio de Janeiro.

Programação de Crescimento

A AeroFlow tem programação para investir cerca de R$140 mil em novos equipamentos, em 2017. A empresa também faz planejamento para iniciar expansão internacional.

Pretendemos atuar em outros países da América Latina e América do Norte, principalmente em lugares onde já haja regulamentação vigente para uso profissional de drones.


Dilema e  Conclusão

Marcelo Fortes conversou com o Intodrones sobre problemas e desafios para empreender na área. Entre os pontos que mais se destacam, está a ausência de regulamentação e a incerteza diante das fiscalizações futuras.

Caso o processo de fiscalização não seja rigoroso, profissionais comprometidos com boas práticas e padrões de segurança, ficarão em desvantagem. Nós cumpriremos todo o processo burocrático diante dos órgãos reguladores, enquanto maus profissionais farão de forma irregular, sem correrem grandes riscos de punições.

Ainda assim, Marcelo acredita que empresas sérias, com profissionais diferenciados e com um projeto inovador, continuarão a tomar posições de destaque, captando uma parcela e perfil de clientes com grandes potenciais de retorno.

Sobre a AeroFlow Imagens Aéreas

A Aero Flow – Imagens Aéreas é uma start-up brasileira localizada no Rio de Janeiro com atuação em todo país.

Temos como foco a geração de conteúdo artístico envolvendo a fotografia e a filmagem aérea, utilizando-se de equipamentos aéreos remotamente controlados por radiofrequência.

Hoje somos referência em todo território nacional, estando presente nas principais feiras de inovação em mídia e TV, congressos especializados em multirrotores (drones) e festivais internacionais.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

mm

Adriana Guedini

Adriana Guedini é graduada em Administração de Empresas, pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com Certificação Profissional ANBIMA - Série 10 (CPA-10) para atuação em Mercado Financeiro e de Investimentos. Sua trajetória profissional é pautada por um histórico empreendedor e de destaque em multinacionais e empresas de grande porte nacionais. Nestas, atuou nas áreas de Finanças, Comercial e Recursos Humanos, adquirindo experiência e know-how em inovação e gestão de negócios. Aqui no IntoDrones tem o objetivo de produzir e compartilhar conteúdos sobre o mercado de drones e de áreas relacionadas para conscientização, estímulo e conhecimento geral, as quais fomentam o desenvolvimento dos setores.
mm

Receba nossas atualizações

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes e atualizações direto no seu e-mail

Comentários

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: