Produtora OneDroneDay fecha contratos com super marcas e mostra suas técnicas

Ad Blocker Detectado

O nosso site está online graça à exibição de anúncios para os nossos visitantes. Apoie esta nova indústria desativando o seu bloqueador de anúncios Ad Blocker.

Empreender com Drones – Produtora de Vídeos

Este caso foi desenvolvido a partir de informações cedidas pela ONE DRONE DAY e JOCKEY CLUB BRASILEIRO.

Resumo

Nike, Red Bull, Monster, Devassa e MultiShow, essas são apenas algumas marcas do extenso portfólio da produtora de vídeos One Drone Day. Apenas no primeiro semestre de 2017, a startup carioca já fechou mais de R$160 mil em contratos fixos com super marcas. Um deles é um contrato de cinco anos com o Jockey Club Brasileiro, para transmissões ao vivo em quatro países. Este case aborda sobre os princípios de empreendedorismo praticados pela One Drone Day, para alcançar resultados expressivos em apenas um ano e meio desde sua fundação.

Apresentação

A One Drone Day foi fundada em janeiro de 2016, pelos amigos Marcio Santana, 23 anos e Victor Aune, 31 anos. Ambos se auto-intitulam com formação acadêmica em “Curiosidade”, mas conhecendo a história da startup e analisando os resultados, pode-se observar que também há forte espírito empreendedor.

Seus primeiros drones vieram em 2014, para fins recreativos. Foi apenas dois anos mais tarde, após muitos admiradores de seus vídeos pedirem para que fizessem do lazer um trabalho, é que resolveram aceitar uma primeira produção. O espaço Pura Vida, localizado no Rio de Janeiro, além de ser seu primeiro cliente, fez uma indicação de peso para uma grande marca, a Devassa, que por sua vez vendeu as imagens ao MultiShow. Em seguida, o próprio Multishow, vendo qualidade nos serviços prestados, contratou diretamente a One Drone Day, para três trabalhos seguidos.

Quando percebemos que poderíamos ser bem sucedidos na área, tivemos a certeza de que este seria o ponto alto da nossa carreira profissional. Se um bom trabalho é capaz de trazer outros bons trabalhos, nós faríamos o necessário para alcançar novos clientes.Marcio Santana, Sócio

Hoje, a One Drone Day é especializada em imagens aéreas e de solo, atendendo cinema, eventos, emissoras de tv, publicidade em geral, esportes, monitoramento e inspeções.

Contextualização

O início das atividades na startup One Drone Day, é semelhante a muitos outros casos de empreendedorismo na área. Começaram com investimento enxuto, onde os equipamentos eram um Phantom 3 pro e um Phantom 2. As edições eram resultados de aulas e mais aulas, através de vídeos no youtube.

Quando se está ali e a oportunidade à sua frente, ou você se posiciona ou ela passa. Logo em nosso primeiro contato com marcas expressivas, percebemos a necessidade de uma estrutura maior em equipamentos e também nas produções e edições. Se uma atitude não fosse tomada, provavelmente nossa sequência de bons trabalhos, que originavam novas indicações e oportunidades, não prevaleceriam.Victor Aune, Sócio

Desta forma, a One Drone Day, procurou um profissional de edição para unir à equipe e fez novos investimentos. Atualmente a estrutura da produtora é composta por vários equipamentos, entre eles Inspire. Ronin, Phantom 4 Pro Plus, Osmo, Nikon p900, sony a6300 e Canon t3i. Já a equipe é composta por 6 pessoas, sendo 4 em função de imagem e edição, 1 ajudante e 1 responsável pelo site e redes sociais.

O ramo de produção de vídeos está constantemente se renovando e exigindo altos padrões de qualidade e praticidade. É preciso conhecer a área e entender que é necessário oferecer o que o mercado pede. Nós começamos a estudar sobre todo processo que compõe a área, mas principalmente como era feito antes dos drones. Se você entende como era feito, consegue enxergar como os drones podem trazer diferencial e economia ao cliente.Marcio Santana

Elementos de Diferenciação

A rotina no escritório da One Drone Day, é pesada. Quase que diariamente a equipe faz diversos contatos, na busca por eventos ou ocasiões em que geralmente há a necessidade de produções de vídeo.

Ás vezes nós demoramos dias até conseguir falar com o responsável direto, mas precisamos manter o foco e persistir. Se fizermos dois contatos, nossas chances se limitarão a apenas duas. Porém, se fizermos 20 contatos, as coisas podem mudar.Marcio Santana

Os empreendedores também destacam que em alguns casos, para negociar com grandes marcas, é necessário habilidade para dialogar em outro idioma. Foram os casos das negociações com a Nike, para filmar eventos patrocinados e com a British Gás, para fazer inspeção em 28km de gasoduto, na cidade de Santos – SP.

Outro ponto abordado é sobre ofertas de demonstrações:

Em alguns casos, o cliente precisa conhecer melhor o seu trabalho ou entender como será o processo com o drone. Nada melhor do que oferecer demonstrações e estar aberto a flexibilizações para ganhar a confiança do cliente, já que para muitos, a tecnologia ainda é algo novo.Victor Aune

Programação de Crescimento

A Startup pretende investir cerca de R$100 mil, pelos próximos dois anos, em um projeto ainda não existente no Brasil. Além disso, a One Drone Day está intensificando os treinamentos de sua equipe, em 2017, nas áreas de After e Direção de Fotografia.

Brevemente a Produtora carioca também anunciará nova parceria estratégica para atuação em outro segmento. Além disso, áreas como inspeção também são almejadas.

Dilema e a Conclusão

Em um mercado desejado por muitos empreendedores, com uma tecnologia emergente e revolucionária, os desafios para sobressair e crescer podem ser enormes, mesmo com a grande atratividade que os drones trazem. Isso ocorre porque independente do ramo de negócio, os princípios que regem bons casos de sucesso são os mesmos.

A melhor estratégia para captar público alvo, segundo as práticas da One Drone Day, nada mais é do que o investimento em estrutura e qualidade. Sobretudo, iniciativas e persistência para alcançar os objetivos, é e sempre serão partes importantes do pontapé rumo à posições de destaque.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

mm

Adriana Guedini

Adriana Guedini é graduada em Administração de Empresas, pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com Certificação Profissional ANBIMA - Série 10 (CPA-10) para atuação em Mercado Financeiro e de Investimentos. Sua trajetória profissional é pautada por um histórico empreendedor e de destaque em multinacionais e empresas de grande porte nacionais. Nestas, atuou nas áreas de Finanças, Comercial e Recursos Humanos, adquirindo experiência e know-how em inovação e gestão de negócios. Aqui no IntoDrones tem o objetivo de produzir e compartilhar conteúdos sobre o mercado de drones e de áreas relacionadas para conscientização, estímulo e conhecimento geral, as quais fomentam o desenvolvimento dos setores.
mm

Receba nossas atualizações

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes e atualizações direto no seu e-mail

Comentários

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: