Vai abrir uma Empresa de Drones? Responda essas 7 perguntas e chegue mais perto do seu sucesso!

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Os Drones/Vant’s/RPA’s representam uma das áreas mais observadas atualmente. Temas nacionais e internacionais de pesquisas de mercado e expectativas de crescimento positivias, atraem interessados em investimentos envolvendo essas máquinas voadoras, donas de uma tecnologia embarcada avançada e aplicável em diversos segmentos.

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Preparamos para você, um conjunto de 7 perguntas importantes que te colocarão em contato com situações decisivas para o bom desempenho do seu negócio no setor.

Então vamos lá!

  • Qual problema você está solucionando?

Qual produto você vai oferecer e no que ele vai agregar ao cliente? Um projeto de sucesso precisa apresentar inovação no produto, nos processos ou no projeto de negócio. Você pode abrir uma empresa de imagens aéreas, que é algo já existente, mas se você fizer isso de uma maneira diferente, terá maiores chances de sobressair. Foi o que a empresa Uruguaia DRONFIE fez. Eles criaram um app web de selfie aérea ou “dronfie” e prestam serviços a diversas marcas, em campanhas publicitárias. Conheça um pouco mais sobre a DRONFIES aqui.

  • Sua ideia já existe da mesma maneira que você pretende criá-la?

Se já houver uma solução igual a sua, qual será o seu diferencial? Se você não possuir nenhuma característica inovadora em relação aos demais, seu projeto corre riscos de não dar muito certo ou de não atingir altos objetivos. Como modelo de negócio de sucesso, temos a empresa DRONE STORE. Eles criaram um e-commerce para venda de drones, porém o ponto diferencial está no ambiente, que é mais completo em opções de peças e acessórios à pronta entrega no Brasil. A Drone Store também é a única Assistência Técnica da fabricante chinesa DJI no país. Conheça mais a DRONE STORE aqui.

  • Qual é o seu mercado e quem já está nele?

Conhecer seu mercado e as empresas já atuantes, é ideal para focar nas vantagens que o seu modelo de negócio pode oferecer. Identificar as marcas com as quais os consumidores possuem uma afinidade maior e de que forma sua proposta se diferencia, é uma base importante para entender qual a fatia você vai absorver desse mercado. Se você quer conhecer um pouco mais sobre Análise de Concorrência, veja essa abordagem simplificada feita pelo SEBRAE aqui.

  • Quais características do seu produto, outras empresas podem fazer de maneira similar ou igual? O que você pode fazer para tornar sua proposta de negócio diferenciada?

Se o seu produto ou modelo de negócio pode vir a ser explorado da mesma maneira por outras empresas, o que vai te diferenciar deles? Veja o exemplo da DRONENG, que criou uma asa fixa (BATMAP), e além de ser muito bem aceita pelo mercado, conta com uma das estruturas de atendimento e informações mais completas e ricas do país, no setor. Com vasto conteúdo para estudos, cursos gratuitos, material de apoio e estímulos para estreitar comunicação com seus visitantes, a empresa sobressai em muitos pontos na sua área. Saiba mais sobre a DRONENG aqui.

  • Você já fez a análise FFOA?

Essa análise vai identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de seu negócio, garantindo melhores chances de sucesso, pois possibilita tomada de decisões estratégicas. Se você quer saber um pouco mais sobre FFOA (ou SWOT), veja nesse material do SEBRAE, clicando aqui.

  • Você possui algum conselheiro na sua área que possa te ajudar?

Mesmo que você possa fazer tudo sozinho, se precisar, quando você começa algo novo, se puder contar com os conselhos de outras pessoas que já passaram pela mesma situação, pode evitar erros. Participar de feiras, fóruns e eventos do setor, são caminhos que te colocam em contato com outras pessoas. No Brasil, a MundoGeo se destaca promovendo eventos do setor de drones, onde são uma excelente oportunidade para conhecer empresas e empreendedores do setor. Se você quer conhecer um pouco mais sobre a MundoGeo, clique aqui.

  • Qual o tamanho do mercado que comprará seu produto ou serviço?

Conhecer o mercado e quantas pessoas precisam da sua idéia, quanto estão dispostas a pagar e como você pode alcança-las, te ajudará a determinar se o seu conceito de negócio é viável. Se você ainda não tem essas respostas, começar é arriscado e compromete o sucesso do seu negócio.

Sentiu-se motivado a fazer do jeito certo? O Intodrones deseja todo sucesso ao seu empreendimento e está aberto para registrá-lo. Entre em contato conosco e conte sua história.

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Adriana Guedini

Adriana Guedini é graduada em Administração de Empresas, pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com Certificação Profissional ANBIMA - Série 10 (CPA-10) para atuação em Mercado Financeiro e de Investimentos. Sua trajetória profissional é pautada por um histórico empreendedor e de destaque em multinacionais e empresas de grande porte nacionais. Nestas, atuou nas áreas de Finanças, Comercial e Recursos Humanos, adquirindo experiência e know-how em inovação e gestão de negócios. Aqui no IntoDrones tem o objetivo de produzir e compartilhar conteúdos sobre o mercado de drones e de áreas relacionadas para conscientização, estímulo e conhecimento geral, as quais fomentam o desenvolvimento dos setores.
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