Você está pronto para apresentar seu negócio à investidores?

Ad Blocker Detectado

O nosso site está online graça à exibição de anúncios para os nossos visitantes. Apoie esta nova indústria desativando o seu bloqueador de anúncios Ad Blocker.

Em recente pesquisa feita pela  Anjos do Brasil, foram levantados 7260 investidores no país, que pretendem investir em média R$234 mil cada, pelos próximos dois anos.

Segundo Cássio Spina, executivo e fundador de uma das maiores organizações de investimento-anjo do Brasil, a Anjos do Brasil:

“O investidor foca em negócios que tenham alguma inovação e com potencial de crescimento. É importante que o empreendedor pense alto, porque o investidor está apostando e quer ganhar junto com ele.”

Porém, sonhar alto é apenas uma das etapas do percurso e não será o suficiente, caso você não conheça seu negócio com profundidade. Estar preparado para apresentar sua empresa a investidores é o ponto alto que pode determinar a conquista de um aporte financeiro.

Leia também…Startups de drones precisam melhorar visão empreendedora

E se o seu negócio ainda está em fase inicial, não se preocupe, pois há quem aposte mesmo assim. Segundo o executivo Spina: 

“cada anjo tem as suas preferências. Alguns procuram coisas mais estruturadas, outros são um pouco mais flexíveis e até ajudam o empreendedor a preparar o seu plano de negócio. Porém, quanto mais estruturado seu negócio, melhores as suas chances e menor será a fatia que você terá que abrir mão, em troca do investimento.”
 No mercado de drones, há aqueles que já conquistaram seu investidor-anjo. Este é o caso da startup paulistana Futuriste. A Escola de Drones, dos sócios Raquel Molina e Leonardo Minúcio, participou de um programa de investidores, em outubro de 2016, e saíram vitoriosos. Os empresários contaram um pouco sobre a experiência e deram dicas importantes.

Quanto tempo se prepararam para apresentação aos investidores, durante o programa?

Futuriste: O processo seletivo demorou cerca de dois meses. Tivemos que apresentar diversos documentos, inclusive alguns que precisamos elaborar para o programa. Durante esse período, nós estudamos muito os números da empresa, o planejamento e treinamos a apresentação mais de 50 vezes.

Quanto tempo durou a sessão de apresentação aos investidores?

Futuriste: Apesar de no programa ter aparecido apenas 12 minutos, o processo completo durou 1 hora e 15 minutos. A maior parte do tempo foi de questionamentos feitos pelos investidores.

A maior parte dos questionamentos foram referentes a que área da empresa?

Futuriste: Os questionamentos eram principalmente focados nas questões financeiras da empresa, planejamento e plano de expansão.

Em relação à área de atuação, no caso dos drones, qual foi o maior interesse dos investidores?

Futuriste: O investidor quer conhecer o potencial de crescimento da sua empresa e de seus produtos, bem como o mercado onde ele está inserido, para avaliar onde estará colocando seu dinheiro.

Entre os fatores que determinaram a conquista do investimento, a que atribuem em destaque?

Futuriste: Sem dúvida conhecer muito bem o produto, o cliente e onde a empresa quer chegar. Tudo isso envolvendo números, experiências e cenários atuais de mercado.

Algo que muita gente não sabe é que o investidor não vê somente o produto, e sim a soma do potencial do produto e a capacidade do empreendedor. Demonstre que você é uma pessoa preparada para estar à frente de uma empresa que irá prosperar tanto quanto eles gostariam.Raquel Molina, Sócia da Futuriste

E  para ajudar a preparar sua apresentação, nós elaboramos um conjunto com cinco etapas importantes.

01 - Fale da oportunidade

O importante é você mostrar ao investidor que existe uma oportunidade no mercado e que você identificou como explorá-la.

02 - Fale sobre o mercado

Fale do mercado, do cenário potencial a ser explorado. Ter números deste mercado é muito importante.

03 - Mostre sua ideia

Após identificação da área potencial de atuação, nada melhor do que apresentar qual a solução desenvolvida pela sua empresa, para resolver o problema daquela necessidade.

04 - Fale dos seus diferenciais

Por que você? Qual é a diferenciação competitiva que você pode apresentar diante dos concorrentes do mercado. Nada melhor do que apresentar algo inovador.

05 - Faça sua proposta ao investidor

Agora é a hora de apresentar em qual estágio de desenvolvimento seu negócio está, além de dizer quanto de investimento precisa e de qual parte da empresa está disposto a abrir mão.

Treine bastante para superar o fator nervosismo, que pode ser comum nesses casos. Além disso, saiba exatamente como vai investir o valor captado, pois a falta de segurança nas respostas, pode te fazer perder pontos com o investidor.

Sobre investimento anjo

O Investimento Anjo é o investimento efetuado por pessoas físicas com seu capital próprio* em empresas nascentes com alto potencial de crescimento (as startups) apresentando as seguintes características:
1. É efetuado por profissionais (empresários, executivos e profissionais liberais) experientes, que agregam valor para o empreendedor com seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos além dos recursos financeiros, por isto é conhecido como smart-money.
2. Tem normalmente uma participação minoritária no negócio.
3. Não tem posição executiva na empresa, mas apóiam o empreendedor atuando como um mentor/conselheiro.
*O Investimento com recursos de terceiros é chamado de “gestão de recursos

Fonte: Anjos do Brasil

Sobre a Futuriste

A Futuriste é uma empresa inovadora, focada no desenvolvimento tecnológico da sociedade. Trabalhamos fortemente para que as inovações possam fazer toda a diferença nos resultados finais dos nossos clientes e parceiros.

Nossa empresa tem como atividade principal a utilização de de veículos aéreos não tripulados (VANTs) mais conhecidos como Drones para serviçoes e treinamentos. Também somos especialistas em Análise e Desenvolvimento de Soluções de Sistemas.

Situada em São Paulo, a Futuriste atende a todo o território nacional e também outros países.

Sobre a Anjos do Brasil

A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2011 por Cassio Spina, que, depois de completar o ciclo do empreendedor (startup, crescimento, aquisições e fusões, aporte de investimentos e venda), passou a apoiar startups na fase de crescimento. Desde então, vem sendo feito um trabalho consistente com apoio de conselheiros, parceiros e um time de colaboradores dispostos a fazer acontecer. A Anjos do Brasil é mantida por voluntários, patrocinadores, apoiadores, cursos, eventos e outras atividades contribuem para manutenção da organização.

Sobre o Shark Tank Brasil

O reality show “Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões” coloca grandes investidores frente a empreendedores que buscam alavancar seus negócios ou ideias de projetos em andamento. … “Shark Tank” é uma adaptação da versão britânica e japonesa “Dragons’ Den” e já foi produzido em seis países.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionando Ctrl + Enter.

mm

Adriana Guedini

Adriana Guedini é graduada em Administração de Empresas, pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com Certificação Profissional ANBIMA - Série 10 (CPA-10) para atuação em Mercado Financeiro e de Investimentos. Sua trajetória profissional é pautada por um histórico empreendedor e de destaque em multinacionais e empresas de grande porte nacionais. Nestas, atuou nas áreas de Finanças, Comercial e Recursos Humanos, adquirindo experiência e know-how em inovação e gestão de negócios. Aqui no IntoDrones tem o objetivo de produzir e compartilhar conteúdos sobre o mercado de drones e de áreas relacionadas para conscientização, estímulo e conhecimento geral, as quais fomentam o desenvolvimento dos setores.
mm

Receba nossas atualizações

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes e atualizações direto no seu e-mail

Comentários

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: